sexta-feira, 7 de maio de 2010

Tomilho




TOMILHO (Thymus vulgaris)

Durante a Idade média, já era cultivada nos jardins dos mosteiros como planta medicinal e erva culinária.
Seu nome científico deriva da palavra grega “thuos”, que significa “madeira que quando queimada exala agradável aroma, ou “incenso”, e do verbo “thuô”, que significa “oferecer um sacrifício aos deuses, segundo a mitologia.
Nos templos queimavam suas folhas como incenso, pois acreditavam que a planta era sinônimo de força, felicidade, coragem e altivez. Já os egípcios e etruscos a usavam para embalsamar os mortos juntamente com outras ervas.
Na época das Cruzadas, o tomilho era usado nas vestimentas dos cavaleiros para lhes trazer sorte e atrair a vitória.

Propriedades medicinais: ação antiespasmódica, ajuda a eliminar gases intestinais, estimulante da digestão, tem efeitos calmantes. Seu chá ajuda a aliviar a diarréia, a acalmar inflamações da boca e laringe. Quando usado no banho, o óleo desta erva ajuda nas complicações do tracto respiratório, reumatismo e fadiga em geral. Pesquisas têm comprovado seu efeito antimicrobiano em função do seu princípio ativo, o timol. O tomilho também é uma fonte de vitamina E.

Culinária:
Apresenta sabor levemente picante e amargo.
Considerado um dos condimentos básicos para temperar carnes, peixes, marinadas, verduras, queijos, saladas, manjares, pratos que levam vinho, molhos e legumes. Muito usado na culinária francesa, fazendo parte da composição das ervas finas.
Ajuda a preservar a carne do desenvolvimento de fungos, por isso é freqüentemente utilizado para aromatizar carnes bovinas e embutidos em geral.
Fica uma delícia em compotas de frutas quando adicionado juntamente com limão.
É freqüentemente empregado para condimentar o feijão rosinha, juntamente com o alecrim.
Azeites e vinagres (de preferência o de maçã) podem ser aromatizados com galhinhos de tomilhos.

Dicas de cultivo:
É uma boa opção para cultivo em vasos, não tolera excesso de água. Em época com muita chuva ele pode ficar esbranquiçado, por isso prepare o vaso em que será plantado com uma boa drenagem, não deixe de colocar pedras ou cacos no fundo do vaso e não utilize substrato muito argiloso (para fazer um teste coloque um pouco da terra em um recipiente de vidro, jogue um pouco de água por cima e observe se ela enfrentará grande dificuldade para penetrar e chegar ao fundo. Se a água penetrar sem grandes dificuldades o solo está adequado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário