terça-feira, 11 de maio de 2010

Vinagres Aromatizados

Os vinagres aromatizados são uma opção para variarmos os sabores e aromas dos nossos alimentos de forma saudável. Na época das nossas avós e bisavós, elas faziam os seus próprios vinagres, hoje podemos encontrar nos supermercados uma grande variedade.
Todos os vinagres contêm ácido acético dissolvido em água, sendo que nos mais comuns o conteúdo de ácido acético varia entre 5% e 6%.
O vinagre pode ser fabricado biologicamente a partir de vários ingredientes: uvas esmagadas, vinho, maçãs e outros tipos de frutas, brandy, cerveja, xerez, ou mesmo de soro de leite ou arroz. Os ingredientes básicos dependem do processo de produção e do armazenamento.
Além da utilização na culinária, existem vinagres que podem ser utilizados na saúde, na beleza e em situações domésticas.

Vinagre na beleza:
Banho de imersão: um banho de vinagre é revigorante para todo o corpo. Encha a banheira com água morna. Adicione 2 xícaras de vinagre de qualidade (de maçã, por exemplo), 1 colher (sopa) de mel e ervas aromáticas como alecrim, tomilho, sálvia e manjericão colocados dentro de um saquinho de tecido fino.

Uso doméstico:
Flores nas jarras: As flores permanecerão frescas por mais tempo se adicionar 2 colheres (sopa) de vinagre à água da jarra. Coloque as flores na jarra quando a água estiver à temperatura ambiente.

Culinária:
Vinagre aromatizado é um termo aplicado a variedades de vinagre que contenham ervas aromáticas, especiarias ou frutos. Para uso doméstico, podemos fazer de forma bem rápida e simples. Os mais indicados são os destilados e os de vinho. Uma boa opção para as pessoas que fazem dieta, é o vinagre de maçã.
Vinagre de Maçã e Erva-Cidreira: Coloque em um recipiente de vidro 2 maçãs pequenas e doces, descascadas e cortadas em cubos; 4 rebentos frescos de erva-cidreira cortados aos pedacinhos; preencha o recipiente com vinagre de maçã ou de outro fruto. A maturação pode demorar de dois dias a 1 semana, quanto mais demorar, mais acentuado fica o sabor. Filtre o vinagre quando estiver maturado a gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário