terça-feira, 11 de maio de 2010

Sálvia




SÁLVIA (Salvia officinalis)

Seu nome tem origem no latim salvere (salvar). É conhecida como a “erva da longevidade” há muito tempo.
Para os romanos, era uma erva sagrada. Muito valorizada pelos chineses, no século XVII, trocavam, com comerciantes holandeses, três baús de chá por um de sálvia. Os egípcios usavam a sálvia para aumentar a fertilidade.

Utilizações medicinais: indigestão, problemas de fígado, contra lactação, contra ansiedade, depressão e problemas de menopausa. Auxiliar no tratamento de gota, bronquite crônica e intestino preso.

Uso Culinário: sopas de tomate, massas, omeletes, batatas, espinafre, saladas verdes, presunto, coelho, pato, carneiro, carnes gordurosas, frangos, peixes ensopados, molho para churrasco, pickles, vinagres. Também muito usada para decoração de pratos finos.

Dicas:

Cultivo: Boa opção para ser cultivada em vasos sendo que se desenvolve melhor se estiver sozinha. Não exagere nas regas. Retire as folhas que ficarem esbranquiçadas para que as folhas novas tenham força para se desenvolver. Quando for colher, retire as folhas maiores sem quebrar o galho. Se a planta estiver sem vida, com folhas pequenas esbanquiçadas e os brotos demoram para se desenvolver, está na hora de fazer uma adubação que pode ser feita com NPK 4-14-8 (encontrado em estabelecimentos mais especializados) ou um adubo para hortaliças que pode ser encontrado também em grandes supermercados.

Ao comprar sálvia, escolha as folhas verdes com uma fina penugem na superfície, evitando folhas murchas e amareladas.

Uma forma bem simples de utilizar a sálvia é acompanhando uma boa massa. Para isso basta derreter 100g de manteiga, acrescentar 8 folhas de sálvia e esperar 2 minutos para que aromatize. Então é só despejar sobre a massa já cozida.

Podemos também aromatizar vinagres adicionando a uma garrafa de vinagre de maçã, 4 folhas de sálvia que devem estar limpas e sem umidade, pois isso pode alterar a qualidade final.

BERINJELA COM SÁLVIA

3 berinjelas grandes
1 colher (sopa) de azeite de oliva
2 tomates grandes cortados em gomos
8 azeitonas sem caroço
2 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de vinagre de maçã
10 folhas de sálvia
200 g de mussarela de búfala cortadas em rodelas
sal


Depois de limpas, corte as berinjelas em cubos grandes. Coloque-os em um escorredor, salpique 2 colheres (chá) de sal e deixe por 20 minutos até perder o líquido. Em seguida, lave os cubos de berinjela e seque-os. Aqueça o azeite e a manteiga em uma panela, adicione a berinjela e refogue em fogo baixo, mexendo de vez em quando cuidadosamente até murcharem, adicione os tomates (que devem desmanchar). Adicione as azeitonas, a sálvia, o sal e o vinagre. Depois de 2 minutos retire do fogo, distribua o refogado em uma travessa e disponha as bolinhas de mussarela por cima. Se preferir salpique um pouco de pimenta-do-reino ou pimenta-rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário