domingo, 30 de maio de 2010

Hortelã-pimenta (Mentha X piperita L.)




Também conhecida como menta, tem aroma muito gostoso e sabor mentolado. Era muito cultivada pelos gregos e romanos em vasos e jardins, sendo muito citada nas anotações de Plínio e Ovídio. Plínio disse que “o cheiro da menta espalha-se na mente e provoca um desejo ávido de comer”, pois ela tem o poder de despertar o apetite. Em Atenas era usada como desodorante corporal, e em comemorações festivas era usada em guirlandas para perfumar o ambiente. Na Palestina houve uma época que o dízimo poderia ser pago com essa planta.
As suas folhas podem ser adicionadas ao banho tendo propriedades refrescantes. Quando plantada do jardim, devido ao seu aroma agradável atrai abelhas e borboletas.

Cultivo: quando cultivada em vasos deve ser plantada sozinha. Quando ficar com galhos altos com poucas folhas nas pontas e sem folhas na base deve ser feita uma poda, cortando as pontas mais altas. Uma forma fácil de fazer sua multiplicação é através de estacas.

Culinária: suas folhas frescas são utilizadas em saladas e molhos, sopas, carnes. Pode também ser preparado chá a partir de suas folhas.

Dica:
MOLHO DE HORTELÃ-PIMENTA E ALCAPARRA
(Fica uma delícia como condimento para frutos do mar e saladas frescas!)

1 colher (sopa) de salsa
1 colher (sopa) de cebolinha-francesa
1 vidro pequeno de alcaparras
suco de 1 limão
2 tomates sem semente e sem pele
1 xícara de vinagre balsâmico
1 xícara de azeite de oliva
sal e pimenta-do-reino a gosto

Pique bem as ervas (salsa, cebolinha-francesa, hortelã-pimenta) e os tomates. Em seguida misture bem com os outros ingredientes.

2 comentários:

  1. Adorei seu blog, menina!!! Já salvei algumas dicas.

    Um grande abraço,

    Márcia

    http://loucapramudar.blogspot.com/

    ResponderExcluir