domingo, 30 de maio de 2010

Hortelã-pimenta (Mentha X piperita L.)




Também conhecida como menta, tem aroma muito gostoso e sabor mentolado. Era muito cultivada pelos gregos e romanos em vasos e jardins, sendo muito citada nas anotações de Plínio e Ovídio. Plínio disse que “o cheiro da menta espalha-se na mente e provoca um desejo ávido de comer”, pois ela tem o poder de despertar o apetite. Em Atenas era usada como desodorante corporal, e em comemorações festivas era usada em guirlandas para perfumar o ambiente. Na Palestina houve uma época que o dízimo poderia ser pago com essa planta.
As suas folhas podem ser adicionadas ao banho tendo propriedades refrescantes. Quando plantada do jardim, devido ao seu aroma agradável atrai abelhas e borboletas.

Cultivo: quando cultivada em vasos deve ser plantada sozinha. Quando ficar com galhos altos com poucas folhas nas pontas e sem folhas na base deve ser feita uma poda, cortando as pontas mais altas. Uma forma fácil de fazer sua multiplicação é através de estacas.

Culinária: suas folhas frescas são utilizadas em saladas e molhos, sopas, carnes. Pode também ser preparado chá a partir de suas folhas.

Dica:
MOLHO DE HORTELÃ-PIMENTA E ALCAPARRA
(Fica uma delícia como condimento para frutos do mar e saladas frescas!)

1 colher (sopa) de salsa
1 colher (sopa) de cebolinha-francesa
1 vidro pequeno de alcaparras
suco de 1 limão
2 tomates sem semente e sem pele
1 xícara de vinagre balsâmico
1 xícara de azeite de oliva
sal e pimenta-do-reino a gosto

Pique bem as ervas (salsa, cebolinha-francesa, hortelã-pimenta) e os tomates. Em seguida misture bem com os outros ingredientes.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Sálvia




SÁLVIA (Salvia officinalis)

Seu nome tem origem no latim salvere (salvar). É conhecida como a “erva da longevidade” há muito tempo.
Para os romanos, era uma erva sagrada. Muito valorizada pelos chineses, no século XVII, trocavam, com comerciantes holandeses, três baús de chá por um de sálvia. Os egípcios usavam a sálvia para aumentar a fertilidade.

Utilizações medicinais: indigestão, problemas de fígado, contra lactação, contra ansiedade, depressão e problemas de menopausa. Auxiliar no tratamento de gota, bronquite crônica e intestino preso.

Uso Culinário: sopas de tomate, massas, omeletes, batatas, espinafre, saladas verdes, presunto, coelho, pato, carneiro, carnes gordurosas, frangos, peixes ensopados, molho para churrasco, pickles, vinagres. Também muito usada para decoração de pratos finos.

Dicas:

Cultivo: Boa opção para ser cultivada em vasos sendo que se desenvolve melhor se estiver sozinha. Não exagere nas regas. Retire as folhas que ficarem esbranquiçadas para que as folhas novas tenham força para se desenvolver. Quando for colher, retire as folhas maiores sem quebrar o galho. Se a planta estiver sem vida, com folhas pequenas esbanquiçadas e os brotos demoram para se desenvolver, está na hora de fazer uma adubação que pode ser feita com NPK 4-14-8 (encontrado em estabelecimentos mais especializados) ou um adubo para hortaliças que pode ser encontrado também em grandes supermercados.

Ao comprar sálvia, escolha as folhas verdes com uma fina penugem na superfície, evitando folhas murchas e amareladas.

Uma forma bem simples de utilizar a sálvia é acompanhando uma boa massa. Para isso basta derreter 100g de manteiga, acrescentar 8 folhas de sálvia e esperar 2 minutos para que aromatize. Então é só despejar sobre a massa já cozida.

Podemos também aromatizar vinagres adicionando a uma garrafa de vinagre de maçã, 4 folhas de sálvia que devem estar limpas e sem umidade, pois isso pode alterar a qualidade final.

BERINJELA COM SÁLVIA

3 berinjelas grandes
1 colher (sopa) de azeite de oliva
2 tomates grandes cortados em gomos
8 azeitonas sem caroço
2 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de vinagre de maçã
10 folhas de sálvia
200 g de mussarela de búfala cortadas em rodelas
sal


Depois de limpas, corte as berinjelas em cubos grandes. Coloque-os em um escorredor, salpique 2 colheres (chá) de sal e deixe por 20 minutos até perder o líquido. Em seguida, lave os cubos de berinjela e seque-os. Aqueça o azeite e a manteiga em uma panela, adicione a berinjela e refogue em fogo baixo, mexendo de vez em quando cuidadosamente até murcharem, adicione os tomates (que devem desmanchar). Adicione as azeitonas, a sálvia, o sal e o vinagre. Depois de 2 minutos retire do fogo, distribua o refogado em uma travessa e disponha as bolinhas de mussarela por cima. Se preferir salpique um pouco de pimenta-do-reino ou pimenta-rosa.

Vinagres Aromatizados

Os vinagres aromatizados são uma opção para variarmos os sabores e aromas dos nossos alimentos de forma saudável. Na época das nossas avós e bisavós, elas faziam os seus próprios vinagres, hoje podemos encontrar nos supermercados uma grande variedade.
Todos os vinagres contêm ácido acético dissolvido em água, sendo que nos mais comuns o conteúdo de ácido acético varia entre 5% e 6%.
O vinagre pode ser fabricado biologicamente a partir de vários ingredientes: uvas esmagadas, vinho, maçãs e outros tipos de frutas, brandy, cerveja, xerez, ou mesmo de soro de leite ou arroz. Os ingredientes básicos dependem do processo de produção e do armazenamento.
Além da utilização na culinária, existem vinagres que podem ser utilizados na saúde, na beleza e em situações domésticas.

Vinagre na beleza:
Banho de imersão: um banho de vinagre é revigorante para todo o corpo. Encha a banheira com água morna. Adicione 2 xícaras de vinagre de qualidade (de maçã, por exemplo), 1 colher (sopa) de mel e ervas aromáticas como alecrim, tomilho, sálvia e manjericão colocados dentro de um saquinho de tecido fino.

Uso doméstico:
Flores nas jarras: As flores permanecerão frescas por mais tempo se adicionar 2 colheres (sopa) de vinagre à água da jarra. Coloque as flores na jarra quando a água estiver à temperatura ambiente.

Culinária:
Vinagre aromatizado é um termo aplicado a variedades de vinagre que contenham ervas aromáticas, especiarias ou frutos. Para uso doméstico, podemos fazer de forma bem rápida e simples. Os mais indicados são os destilados e os de vinho. Uma boa opção para as pessoas que fazem dieta, é o vinagre de maçã.
Vinagre de Maçã e Erva-Cidreira: Coloque em um recipiente de vidro 2 maçãs pequenas e doces, descascadas e cortadas em cubos; 4 rebentos frescos de erva-cidreira cortados aos pedacinhos; preencha o recipiente com vinagre de maçã ou de outro fruto. A maturação pode demorar de dois dias a 1 semana, quanto mais demorar, mais acentuado fica o sabor. Filtre o vinagre quando estiver maturado a gosto.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Tomilho




TOMILHO (Thymus vulgaris)

Durante a Idade média, já era cultivada nos jardins dos mosteiros como planta medicinal e erva culinária.
Seu nome científico deriva da palavra grega “thuos”, que significa “madeira que quando queimada exala agradável aroma, ou “incenso”, e do verbo “thuô”, que significa “oferecer um sacrifício aos deuses, segundo a mitologia.
Nos templos queimavam suas folhas como incenso, pois acreditavam que a planta era sinônimo de força, felicidade, coragem e altivez. Já os egípcios e etruscos a usavam para embalsamar os mortos juntamente com outras ervas.
Na época das Cruzadas, o tomilho era usado nas vestimentas dos cavaleiros para lhes trazer sorte e atrair a vitória.

Propriedades medicinais: ação antiespasmódica, ajuda a eliminar gases intestinais, estimulante da digestão, tem efeitos calmantes. Seu chá ajuda a aliviar a diarréia, a acalmar inflamações da boca e laringe. Quando usado no banho, o óleo desta erva ajuda nas complicações do tracto respiratório, reumatismo e fadiga em geral. Pesquisas têm comprovado seu efeito antimicrobiano em função do seu princípio ativo, o timol. O tomilho também é uma fonte de vitamina E.

Culinária:
Apresenta sabor levemente picante e amargo.
Considerado um dos condimentos básicos para temperar carnes, peixes, marinadas, verduras, queijos, saladas, manjares, pratos que levam vinho, molhos e legumes. Muito usado na culinária francesa, fazendo parte da composição das ervas finas.
Ajuda a preservar a carne do desenvolvimento de fungos, por isso é freqüentemente utilizado para aromatizar carnes bovinas e embutidos em geral.
Fica uma delícia em compotas de frutas quando adicionado juntamente com limão.
É freqüentemente empregado para condimentar o feijão rosinha, juntamente com o alecrim.
Azeites e vinagres (de preferência o de maçã) podem ser aromatizados com galhinhos de tomilhos.

Dicas de cultivo:
É uma boa opção para cultivo em vasos, não tolera excesso de água. Em época com muita chuva ele pode ficar esbranquiçado, por isso prepare o vaso em que será plantado com uma boa drenagem, não deixe de colocar pedras ou cacos no fundo do vaso e não utilize substrato muito argiloso (para fazer um teste coloque um pouco da terra em um recipiente de vidro, jogue um pouco de água por cima e observe se ela enfrentará grande dificuldade para penetrar e chegar ao fundo. Se a água penetrar sem grandes dificuldades o solo está adequado).