sexta-feira, 9 de abril de 2010

Cultivando...

Primeiras dicas de cultivo em vaso...
Esta será nossa primeira conversa sobre cultivo, porém em outros posts discutirei cada uma individualmente para que você realmente tenha sucesso com sua "hortinha aromática".

As primeiras questões que sempre surgem:

1) Posso cultivar ervas em apartamento?
Sim, desde que tenha um espaço que receba luz solar direta por pelo menos 3 horas diárias. Não adianta um cantinho perto de uma janela que só recebe claridade.

2) Qual o tamanho mínimo do vaso?
Podemos variar quanto aos recipientes, podem ser de diversos tamanhos. Quando utilizar vasos muito pequenos coloque apenas uma variedade por vaso. Vale usar a criatividade.
Se possível dê preferência aos vasos de barro, são melhores do que os de plástico!
Vejam alguns exemplos...já fiz até uma hortinha usando uma caixa de água furada!





CUIDADOS:

- mudas:
Tenha cuidado ao adquirir as mudas, se elas estiverem contaminadas com pragas elas atacarão as outras plantas sadias que estiverem no local em que forem plantadas.
Caso as mudas estejam em locais fechados e com ar condicionado como supermercados, viveiros fechados com plástico em cima...não as coloque direto ao sol logo no primeiro dia, faça uma adaptação colocando um pouquinho nos primeiros dias..., pois elas sofrerão um choque que poderá ser fatal em alguns casos. O ideal é aquirir mudas em viveiros que sejam cobertos com tela (a tela permite passar um pouco de sol).


- Escolha do recipiente:
Nos casos em que se tenha pouco espaço disponível e tiver que optar por vasos pequenos procure plantar uma variedade por vaso, e nos casos que os vasos forem maiores e quiser misturar variedades tenha o cuidado de não misturar plantas com diferentes exigências quanto às regas, tipo de solo, adubação...

- Ervas que podem se adaptar a locais com ensolação deficiente (3 a 4 horas diárias): Hortelã, capuchinha, salsinha, cebolinha, tomilho

As ervas produzem o aroma, o sabor e as propriedades medicinais em reação à pequenos "estresses" que sofrem, mas vamos com calma, eu disse pequenos. Por exemplo: faça a rega quando perceber que o substrato está começando a ficar seco, adube quando perceber que a planta está ficando fraca (folhas com manchinhas brancas, amareladas). Elas não devem ser "mimadas" demais, pois poderão ficar bonitas mas sem nenhuma graça (sem cheiro, sem gosto...).

Quando o vaso estiver cheio, não tenha dó, corte alguns galhinhos, caso contrário em breve ela começará a ficar sem energia e pode até morrer.

Pense sempre no tamanho que as plantas terão quando forem adultas, pois as plantas que ficam mais altas podem sombrear as mais baixas caso estejam no mesmo vaso.

Um comentário:

  1. Susana,
    Dicas quentes anotadíssimas.
    Vou começar o meu projeto. =D

    Obrigada!
    Beijos!

    ResponderExcluir