segunda-feira, 5 de abril de 2010

Como usar as ervas na culinária


Em primeiro lugar devo deixar claro que não devemos ser tão rígidos quanto às regras quando utilizamos as ervas como tempero, falarei de alguns cuidados básicos e a partir deles o que vale é se aventurar na cozinha e experimentar!


É possível ter em casa um cantinho de sabores e aromas, mesmo quem mora em apartamento desde tenha uma sacadinha que receba luz solar direta, e isso é um prazer que não tem preço. Além de ser uma terapia cuidarmos delas, é fantástica a sensação de colhê-las na hora de usar (falarei mais sobre isso em outra ocasião).


Colhemos...ou então compramos em um bom hortifruti (os cuidados na produção influenciam no sabor e aroma!!!)...


Quanto mais rápido usarmos mais as aproveitaremos. Caso tenha que ARMAZENAR, procure fazer isso em saquinhos de papel (ex.: saquinho de pão, de pipoca...), assim elas vão durar mais tempo. Para DESIDRATAR pendure pequenos maços de cabeça para baixo em local arejado, com sombra que não tenha muita poeira.


Vale lembrar que as ervas frescas são muito mais saborosas!!! Porém se não tiver outra opção, a regrinha é:


ex.: 2 colheres (sopa) de ervas fresca = 1 colher (sopa) de erva desidratada (pois são mais concentradas)


As ervas devem ser adicionadas no final da cocção para não perder suas propriedades nutricionais. Caso seja necessário adicioná-las durante o preparo, guarde um pouquinho para o final, assim sua comida terá muito mais cheiro!!!


Não podemos nos esquecer que também "comemos com os olhos", e vale sempre guardar alguns galhinhos para a decoração. As flores comestíveis dão um charme super especial (falarei sobre elas, aguardem)!


Cada uma das ervas será discutida individualmente, mas além de conhecer suas propriedades, principais combinações, curiosidades...primeiramente você deve experimentá-las e deixar o seus sentidos decidirem se o aroma e o sabor lhe agradam. Comece colocando um pouquinho, sem misturar muitas ervas para poder conhecer o que cada uma pode propocionar ao seu prato.





Um comentário: