quarta-feira, 14 de abril de 2010

Capuchinha


CAPUCHINHA (Tropaeolum majus L.)

É uma erva americana que foi introduzida na Europa apenas no século XVII, onde fez muito sucesso pelos seus poderes medicinais e por sua aplicação na culinária.
Originária dos Andes (Colômbia, Equador, Peru e Bolívia), nessa região é conhecida há muito tempo por suas propriedades anti-sépticas.
Suas folhas são redondas, verde-claro, e onduladas nos bordos. Produz flores amarelas e vermelhas. Seus frutos são confundidos com os da alcaparra e empregados para adulterar preparados condimentares.

As folhas e flores têm um sabor picante e levemente amargo lembram o agrião e a mostarda. Podem ser adicionadas a saladas, queijo fresco, omeletes, empanadas e até mesmo utilizadas em tortas doces. Quando cortadas em pedaços melhoram o sabor de vinagretes e molhos. As folhas mais suculentas têm sabor menos intenso e são utilizadas inteiras ou em pedaços, cruas ou ligeiramente salteadas, e também como guarnição. Os frutos são usados no preparo de picles. Os botões florais servem para substituir a alcaparra e são utilizados em conservas de vinagre e sal para temperar saladas e verduras cruas.
As flores estão sendo muito usadas para decoração de pratos.

É muito rica em vitamina C e minerais, por isso é empregada no tratamento do escorbuto e indicada em dietas de convalescentes e pessoas com hipovitaminose. Também estimula o apetite, é digestiva, tônica e ajuda a limpar o sangue das impurezas. Auxilia no tratamento de inflamações do fígado e rins. Por conter muitos óleos essenciais, em alguns países é utilizada para tratar feridas. Esta planta também reforça o sistema imunitário.

Dicas

SALADA COM CAPUCHINHA
Prepare uma salada com folhas de agrião, rúcula, folhas e flores de capuchinha, pedaços de manga e morango.
Tempero para a salada:
1 colher (sopa) de gengibre em pó
½ copo de suco de laranja fresco
2 colheres (sobremesa) de mel
½ xícara de azeite de oliva
sal e pimenta-do-reino agosto
Misture todos os ingredientes eleve à geladeira por alguns minutos antes de regar a salada. Fica uma delícia para servir no verão.

Para decorar a mesa: coloque folhas e flores de capuchinha misturados com outras ervas em vidros com água!!

Cultivo:

O plantio pode ser feito através de sementes (no Brasil já pode ser encontrada em saquinhos nas lojas de jardinagem), estacas ou mudas prontas.
Devemos ficar atentos às lagartas pois elas atacam pra valer! Procure nas folhas por posturas (ovinhos bem pequenos normalmente de coloração alarajada).
Em algumas regiões é comum a capuchinha desaparecer da horta ou do jardim, mas devido às sementes que caem durante a safra ela volta a surgir espontâneamente.
Se for plantar em vasos, utilize um que tenha a boca larga!

13 comentários:

  1. Olá, vim te agradecer pelo conteúdo pois, sou estudante de Gastronomia e minha erva para apresentação de trabalho é a capuchinha, aqui em seu blog encontrei simplesmente tudo o que me foi pedido.
    Adorei seu blog, vou seguir com certeza!!!
    Um grande abraço...
    Giselly Paixão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Bem-vinda!!!

      Fico feliz por ter ajudado e sempre que precisar estou por aqui!

      Abraço,

      Susana Emm

      Excluir
  2. plantei ela , mais ainda tá na altura de uns 7cm, que altura devo transplantar para um vaso definitivo/ tenho que mante-la com sol direto??
    moro numa região com á temperatura acima de 35 graus, posso mante-la/ obrigado e aguardo respostas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!
      Com esta altura a capuchinha já pode ser transplantada para o vaso definitivo sim e quando isso acontecer você irá observar um rápido desenvolvimento, logo que transplantada ela irá gerar novos brotos.
      Quanto à região ser quente: é possível o cultivo, porém na época de pico do verão a planta irá "desaparecer" do seu vaso ou canteiro, muitas vezes ela reaparece sozinha no outono, isso se caíram sementes no solo durante o desenvolvimento pleno, senão você deverá semear novamente.
      A capuchinha também pode ser semeada diretamente no local definitivo.
      Qualquer outra dúvida estou por aqui!

      Abraço,

      Susana Emm

      Excluir
  3. qual sementes sao recomendaveis isla ou qual e estaquia é um bom método ?

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    No caso da Capuchinha os dois métodos são recomendados, apresenta boa taxa de germinação na produção por sementes e responde muito bem na reprodução por estaquia.
    Uma dica é utilizar estacas de +_ 15 cm com brotos novos na ponta. Retire todas as folhas grandes permanecendo apenas as pequenas do broto.
    Qualquer coisa estou por aqui.

    ResponderExcluir
  5. é que algumas sementes de saquinho não obtive sucesso algum ai decidi perguntar
    Aqui aonde moro é região litorânea. Eu consegui fazer um belo canteiro com elas mas devido ao sol morreram todas sem deixar um rastro de vida

    muito obrigado pelo atendimento rápido e pratico.
    Demais esse blog aqui !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Durante o período de altas temperaturas em regiões muito quentes, é comum que ela desapareça. Agora por exemplo, meu canteiro está sem nenhuma. Porém quando a temperatura começa a diminuir ela ressurge (isso se durante a produção ela gerou sementes que caíram no solo). Eu já utilizei sementes de saquinho, vou verificar de q marca eram pois obtive alta taxa de germinação. Uma dica é colocar na geladeira antes de semear.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. quanto tempo na geladeira ou feezer?

      Excluir
    4. Pode ser em torno de 24 horas antes do plantio.

      Excluir
  6. Nossa isso era tudo o que eu procurava você é demais sinceramente.
    Para você ter uma ideia eu tenho 14 anos e eu sei q é estranho adolescentes gostar de jardinagem u;u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do blog e mais ainda que gosta de jardinagem!!! Isto faz muito bem!!! Coloque em prática e cultive muito!!! Quando tiver alguma dúvida estou por aqui...

      Excluir