sábado, 10 de abril de 2010

Alecrim



Alecrim (Rosmarinus officinalis)

Tem origem na Europa (região do Mediterrâneo). A esta planta são atribuídas muitas qualidades, inclusive místicas. Seu nome rosmarinus deriva do latim e quer dizer "orvalho que vem do mar", sugerindo o aroma das praias mediterrâneas, onde crescia espontaneamente.
Conta a lenda que Nossa Senhora, ao fugir do Egito com o menino Jesus, descansou aos pés de um alecrim, transformando para sempre a coloração de suas flores, de branco em azul-violeta. Já no conto da Bela Adormecida, contam que o príncipe tentou despertá-la com um beijo e um ramo de alecrim. De acordo com o escritor Miguel de Cervantes, Dom Quixote curou um ferimento exposto em sua orelha com uma pasta de alecrim e sal.
À esta planta foi atribuída a capacidade de melhorar a memória, o que fez muitos estudantes na Antiguidade usarem um ramo atrás da orelha.
O alecrim representa a amizade, purificação e a força dos raios solares.
Antigamente, as noivas usavam ramos de alecrim misturados no buquê, para atrair sorte e alegria para o casamento. Ainda hoje no Brasil o alecrim está presente nas procissões de Sexta-feira Santa, e é abençoado na missa do Domingo de Ramos.

Apresenta aroma forte, fresco, herbáceo. Sabor quente e picante.

Utilização na culinária: temperar carnes, especialmente as de sabor adocicado, como as de coelho, batatas assadas e verduras. Combina muito com pescado, mariscos, frango, risotos, pratos com ovos e queijos, carne de porco. O vinagre aromático com alecrim é muito bom! Também é utilizado em marinadas.

Saúde: Trabalhos científicos mostram a ação antioxidante do alecrim, devido principalmente a uma substância chamada ácido rosmarínico. Devido a essa propriedade, estudos estão sendo feitos para a prevenção do desenvolvimento de tumores cancerígenos. Em ratos, os estudos foram positivos, reduzindo o risco de câncer de cólon e pulmão. Outra propriedade é a ação antimicrobiana (por isso era utilizado antigamente para conservação de alimentos). Por ser um excelente tônico, é popularmente utilizado como restaurador de memória e no tratamento de estados depressivos.

Contra-indicações: Não deve ser consumido por mulheres grávidas e os diabéticos devem consumir moderadamente.

Cultivo:
A melhor forma de produzir as mudas de alecrim é através de estacas, sendo que o verão é a época ideal para isso. Corte os ramos novos com aproximadamente 10 cm de comprimento e espete na terra. regue com freqüência até que estejam enraizados.
Quando transplantados o ideal é plantar uma muda por vaso e este deve ter pelo menos 30 cm de altura para bom desenvolvimento da planta (não se desenvolve bem em vasos muito pequenos), o alecrim se adapta melhor a solos arenosos. Nas épocas chuvosas ele pode ficar com as folhas um pouco esbranquiçadas. Não tolera solos muito encharcados.
Existe uma variedade de alecrim que é pendente muito usada em jardineiras em cima dos muros na Europa. Quando plantada no chão forma uma pequena moita. Seu desenvolvimento é mais lento do que a variedade mais tradicional e suas folhas um pouco menores com sabor mais acentuado.

Dicas:
- Quando fizer churrasco experimente jogar alguns ramos de alecrim fresco na brasa e sinta o aroma que será liberado!!!

- Utilize galhos mais firmes como espetos, coloque cubos de carne de porco intercalados com cebola.

10 comentários:

  1. amei o blog ta lindo bjs

    ResponderExcluir
  2. Amiga Susana...

    Parabéns pelo blog!!

    Eu estou querendo fazer algumas mudas de alecrim,e por isso resolvi fazer uma pequisa...Por isso encontrei seu blog e adorei...

    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo, seja bem-vindo!!! Espero ter lhe ajudado de alguma forma, qualquer dúvida em que eu possa lhe ajudar estou à disposição!

      Abraço

      Susana Emm

      Excluir
  3. Suzana, boa tarde. Gostei das explicações dadas no seu Blog. Porém, eu tenho uma pergunta. Tenho que colocar um pouco de areia no vaso, e colocar esta muda no sol?? O ela vai bem até mesmo na sombra.

    Abraço e Parabéns!!!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sérgio, se a situação à que se refere for o cultivo, o vaso deverá ficar em local que receba luz solar direta por pelo menos 4 horas por dia. Se for produzir uma muda, o saquinho ou vaso deverá ficar em um local que receba pouca luz solar porém não pode permanecer na sombra durante o dia todo em nenhuma das duas situações.
      A situação ideal para produzir mudas é em local sob tela de 50% (isto é, passa 50 % de sol e 50% de sombra).
      Se ainda tiver alguma dúvida estou por aqui.

      Abraço!!!

      Excluir
    2. Qto à areia, deve ser misturada uma pequena quantidade no substrato em que está plantada a muda, se o local aonde vc mora for muito quente misture bem pouca pois o solo secará mais rapidamente.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. vou tentar mais uma vez!
    são dez anos que tento plantar arruda e alecrim, mas essas duas nunca foram ora frente!
    são 2 ervas que não consigo reproduzir!

    ResponderExcluir