Há menos de um mês plantei algumas mudas de morango e eles já estão surgindo!!!
Na faculdade de Agronomia fiz um trabalho com morangueiros no qual testamos diferentes coberturas de solo no cultivo e tive a oportunidade de conviver com uma plantação em Taquaral-SP. A colheita no cultivo convencional não é algo fácil pois os trabalhadores têm que ficar agachados o tempo todo, eu que sei a dor que sentia nas costas nos dias que participava da colheita!!!
Hoje já existem diferentes maneiras de cultivo de morangueiros, a mais interessante que pude conhecer foi na região de Jundiaí, o cultivo era realizado em "tubos" de plástico preenchidos com casca de arroz.
Enfim, aqui na Região de Ribeirão Preto como todos sabem as temperaturas são altas, nosso inverno é quente...mas aproveito a época de temperaturas mais amenas pra cultivar pelo menos algumas mudinhas e curtir os moranguinhos guerreiros que nascem!
O modelo de vaso abaixo é excelente para cultivar morangos!!!
Uma curiosidade é que a parte vermelha, carnosa e deliciosa do morango é o pseudofruto e o fruto na verdade são os "pontos pretos". O pseudofruto é constituído por um receptáculo carnoso e suculento, ao qual se prendem o aquênio (verdadeiros frutos), que são pequenos, duros e superficiais, vulgarmente conhecidos como sementes.
O morango possui diversas propriedades medicinais e é rico em vitamina C.
Nome científico: Fragaria vesca L.
Família: Rosaceae
Quando cultivados em canteiros, o solo deve ser coberto com plástico preto (que deve ser colocado um mês após o plantio), assim evitando o crescimento de plantas invasoras, o contato dos morangos com o solo (reduzindo as perdas por podridão), diminui a amplitude térmica e mantém a umidade no solo.
Vale à pena plantar algumas mudas, e o momento é este!!! Hoje podem ser encontradas mudas em viveiros de mudas e lojas de plantas ornamentais. Já vi até na seção de plantas em grandes supermercados.
Oratório e Porta incenso
Há 12 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário