sábado, 1 de dezembro de 2012

Frutos do meu jardim

É um prazer enorme colhermos em nosso jardim o resultado do carinho que temos ao cultivá-lo!!!
Hoje colhi algumas flores de lavanda e folhas de Hortelã Pimenta que coloquei para desidratar, quando estiverem desidratadas utilizarei para fazer sabonetes artesanais.





Existem algumas maneiras para desidratar as ervas sem perder suas propriedades, a que optei neste caso foi espalhá-las sobre folhas de papel toalha em uma assadeira que permanecerá em local bem ventilado, na sombra (nunca colocar sob o sol para desidratar pois assim perde suas propriedades), e local protegido de poeira. Aguardar alguns dias até que estejam secas (quebram facilmente quando esfregamos delicadamente com os dedos).


Também colhi pimentas Biquinho lindas!!! Pra quem não sabe essas pimentas não são ardidas e proporcionam ao alimento um sabor muito agradável. Temos que ter o cuidado de não cultivá-las em local muito próximo à outras variedades de pimenta pois elas cruzam entre si com muita facilidade e assim poderiam surgir frutos mais ardidos.
A minha pimenteira foi semeada diretamente no canteiro, recebe luz solar direta durante o dia todo, solo muito bem drenado porém sempre úmido. Durante a época quente a irrigação é feita todos os dias nos horários em que não recebe sol (início da manhã ou à noite).



Após as primeiras colheitas, ou quando a pimenteira carrega muito, os frutos começam a amadurecer ainda pequenos, é a hora certa para fazer uma adubação, neste caso utilizei compostagem, também poderia ser utilizado NPK 4-14-8 que acarreta bons resultados e é fácil de ser encontrado nas casas de produtos para jardinagem.

Abaixo segue a receita (encontrei no blog Cozinhando o Sete ) que utilizei para fazer a conserva dessas pimentas:


CONSERVA DE PIMENTA-BIQUINHO

1 copo (americano) de vinagre branco
1 copo (americano) de cachaça
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
Pimentas selecionadas
1 Prepare uma calda com vinagre, cachaça e açúcar, e leve essa mistura para ferver por 2 minutos. 2 Branqueie as pimentas: coloque-as na água fervente e deixe-as ferver por cerca de 20 segundos. 3 Retire-as da água e, imediatamente, transfira para um recipiente com água gelada. 4 Em seguida, acondicione as pimentas em um vidro esterilizado e conclua com a calda quente por cima; se quiser enriquecer o sabor, acrescente à conserva dentes de alho ou cebola. 5 Tampe o vidro e leve-o ao fogo, com a boca virada para baixo, em uma panela com água e uma flanela por baixo do vidro até ferver. 7 Tire da água e somente depois leve a esfriar, para que o vidro não estoure.

(*) Receitas do chef Maurício Ganzarolli



E ainda colhi algumas ervas aromáticas para decorar a janela da cozinha que ficou com um cheirinho delicioso!!!


E ainda fiz um bouquet com ervas para presentear um amigo que adora cozinhar!!!


Hoje os minutos que passei no jardim foram muito proveitosos!!!

2 comentários:

  1. Bom dia,
    Adorei seu blog, achei lindas suas ervas!
    Fiquei curiosa, o que seria essa florzinha vermeha do buquê?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Edilene, bem-vinda ao blog!!!
      A flor vermelha é uma flor de Capuchinha (Tropaeolum majus), que é uma flor comestível muito utilizada em restaurantes para decoração de pratos.
      Para saber mais dê uma olhada aqui no blog mesmo:
      http://recantodaservas.blogspot.com.br/2010/04/capuchinha.html

      Qualquer dúvida estou por aqui!

      Excluir