sábado, 15 de junho de 2013

Mamão verde

É muito comum comprarmos em varejões e supermercados mamões que ainda estão muito verdes para  consumo. Vocês sabem o que deve ser feito para que amadureçam mais rapidamente?

O que não fazer:

Riscar com facas ou objetos cortantes a casca é um erro comum, esse procedimento está errado pois ao fazer isso o líquido extraído contém substâncias nutritivas e que auxiliam para que o fruto se torne mais saboroso!

O que fazer então?!

Uma boa prática é embrulhar o mamão verde em jornal, ao fazer isso há um aumento da temperatura interna o que favorece a produção do gás etileno que é um hormônio de crescimento produzido naturalmente pelos vegetais, também conhecido como "hormônio do amadurecimento. A atmosfera ao redor do fruto embrulhado fica enriquecida com este gás acelerando o processo de amadurecimento.

E os frutos que são exportados?

Neste caso a presença do etileno não é tão vantajosa. Durante o armazenamento de frutos ainda verdes que serão exportados, é necessário adicionar agentes químicos capazes de inibir ou retardar a produção deste gás aumentando a vida útil das frutas. Existem pesquisas sobre as possíveis alterações como aroma e valor nutricional dessas frutas.


Por que devemos consumir mamão?

O mamão apresenta alto teor de água (87%), não contém gordura, é rico em Potássio (K), cobre (Cu) e vitamina C, é fonte de vitamina A e rico em fibras.
Diz a cultura popular que além da propriedade digestiva do próprio fruto, as sementes atuam como vermífugo e também apresentam propriedades digestivas.

O que seria a papaína?

Além de tudo que falamos acima, o mamão apresenta uma substância chamada papaína que é uma enzima natural que auxilia na digestão de proteínas.

Como consumir??

Acredito que a maneira mais popular de consumo do mamão seja a fruta in natura, eu particularmente não gosto muito, mas adoro suco de mamão com laranja e doce de mamão verde. Segue abaixo uma receitinha do famoso doce mineiro!

Receita: 

Doce de mamão verde

Ingredientes:

- 400 g de mamão verde
- 200 g de açúcar cristal
- 2 xícaras de água
- 3 cravos da Índia
- 1 pedaço de canela em pau
- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

Modo de preparo:

Descasque o mamão verde e retire as sementes. Corte em fatias para facilitar o corte em tiras bem finas.
Ferva  água com o bicarbonato e coloque as tiras de mamão verde por 2 minutos, tirando em seguida e deixando escorrer.
Em uma panela coloque as 2 xícaras de água com o açúcar e ferva, assim que estiver em ebulição acrescente as tiras de mamão. Cozinhe por mais alguns minutos e desligue o fogo.
Quando esfriar enrole as tiras para que tenham uma melhor apresentação. Sirva gelado.

Dica: como o mamão é verde, risque em cruz e deixe o leite escorrer um pouco. (não é o procedimento para amadurecer!)

Créditos: encontrei esta receita no Blog Currypraca

3 comentários:

  1. Excelentes dicas... costumo fazer doce de mamão verde com rapadura (ou açúcar mascavo) que pode ser servido de colher ou mais durinho para cortar em pedaços. Ainda pode-se acrescentar cidra ralada, que fica muito bom também.

    ResponderExcluir
  2. Olá Nina, fiquei com água na boca, o seu doce deve ficar uma delícia com rapadura!!!
    Bom-vinda e obrigada por compartilhar suas dicas com a gente!!!

    ResponderExcluir
  3. Olha, eu tirei os mamoes do pé pq os pássaros estavam comendo todos. Deixei apenas alguns segundos pra eles. Mas já faz três semanas que estão embrulhados em jornais. Já estão apodrecendo e não estão maturando. O que eu faço?

    ResponderExcluir