domingo, 18 de novembro de 2012

Manjericão: fungo???

Resolvi escrever sobre a Larva mineira que ocorre com freqüência nas folhas de manjericão pois muitas pessoas me perguntam equivocadas se seria ataque de fungo.

Não, não é fungo!!!



Se abrirmos com cuidado estas manchas que aparecem nas folhas poderemos encontrar uma pequena larva, mas se já tiver alguma abertura mesmo que pequena, a larva já saiu da folha.

Quem ataca a planta são pragas da família Agromyzidae podendo variar a espécie estando entre elas Liriomyza huidobrensis Blanchard, a Liriomyza bryoniae Kaltenbach e a Liriomyza trifolii Burgess. Estas pragas também atacam outras culturas como a do tomateiro e outras plantas ornamentais.

Durante o estágio larval, os insetos se alimentam do parênquima das folhas, cavando galerias ao longo delas. O dano maior é a redução de superfície fotossintética. Além disso, ao abrir feridas na planta tornam mais susceptível à algumas doenças.

O adulto é uma pequena mosca que mede aproximadamente 2 mm de comprimento e seus ovos não são visíveis a olho nú.

Controle: existem caldas para controle dessas pragas porém no caso do majericão em que as folhas são as partes consumidas, aconselho apenas a retirada das folhas atacadas que devem ser esmagadas para matar as lagartas e descartadas em local distante da planta. A aplicação de caldas poderia alterar o sabor que a planta proporciona.

As plantas que ficam em locais menos ensolaradas têm sido mais atacadas.

35 comentários:

  1. BOA NOITE,OS MEUS PES DE MANJERICÃO ESTÃO INFESTADOS POR ESTA PRAGA,EXISTE ALGUM REMEDIO NATURAL PARA COMBATER ESTA PRAGA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, em primeiro lugar observe o local aonde estão plantados, provavelmente ficam na sombra grande parte do dia. Se for o caso o ideal seria um local mais ensolarado.

      Quanto ao uso de defensivo natural, o problema é que alteraria o sabor da erva quando utilizada como tempero, o melhor é eliminar as folhas atacadas, lembrando que devem ser descartadas em local distante das plantas.
      Caso queira me mandar uma foto das suas plantas por e-mail, assim talvez eu possa te ajudar mais (susanaemm@terra.com.br)

      Abs

      Excluir
    2. Olá! O meu manjericão está com umas linhas esbranquiçadas que parecem fios de lã emaranhados. Mas não vejo esses pontos pretos em nenhuma folha. É a mesma coisa? O que faço? Posso consumir as outras folhas que estão "boas"?
      Obrigada!!!!

      Excluir
    3. Olá Paula, pela sua descrição acredito que não seja a mesma coisa. Você já reparou se embaixo desse emaranhado existem "ovinos"? Se quiser me mande uma foto (susanaemm@terra.com.br) para que eu possa te ajudar mais.

      Excluir
  2. Meu problema é semelhante ao da Ana Paula. Parecem fios emaranhados brancos como teias de aranha. E o majericão seca, morre totalmente. Procurei retirar os fios e o que mais parecesse estranho e esbranquiçado com um pencel macio. e cortei as piores partes, mas morreu mesmo assim. O que é e como liar com isso? Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me parece que no seu caso são posturas e a praga em questão seria outra. Se puder me enviar uma foto para que eu identifique...
      Mas sempre acho desaconselhável aplicar defensivo agrícolas em manjericão. Você pode tentar utilizar o Dipel que é um produto orgânico. Também é recomendável retirar manualmente estas "bolinhas"envolvidas nas teias pois se forem posturas ou pupas vc impedirá de se desenvolverem.

      Excluir
    2. Oi, Susana. Tudo bem? Meu manjericão está com o mesmo problema que o da Ana Paula. Qual foi a solução enviada para ela? Muito obrigada e parabéns pelo site. Abraços fraternos. Patricia

      Excluir
  3. Não adianta tirar as folhas, elas aprecem novamente. Me parece que um mosquitinho verde é que coloca estas larvas, será que tem como combate-los?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, tente aplicar o Dipel, é um produto para controle de lagartas porém é orgânico. Este produto pode ser encontrado em lojas especializadas para jardinagem. Caso tenha em sua cidade eu compro no Leroy Merlin.
      Qualquer coisa estou aqui.

      Excluir
  4. Olá Susana meu pé de manjericão, ficou com as folhas amareladas e cheio de bolinhas no talo, e algumas partes dos talo está ficando seca, e podre o que fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As bolinhas estão no talo? Como são? Épossível me enviar fotos por e-mail? (susanaemm@terra.com.br)
      Se forem brancas pode ser cochonilhas...Ele está em um local que recebe bastante luz solar direta??

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Meu manjericão, Melissa e hortelã estão com umas gosma brancas nos caules e a folhas estão secas, queimadas. Será que é um fungo?Como tratar da forma mais natural possível? Desde já agradeço.Att, Criscie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Criscie, se puder me envie uma foto (susanaemm@terra.com.br) para que possa identificar o problema.
      Uma prática que pode ajudar seria realizar uma poda e fazer uma adubação com adubo orgânico ou NPK 4-14-8 que pode ser encontrado em qualquer estabelecimentos de produtos agrícolas.
      Não se esqueça de que as ervas precisam de podas, mesmo que não utilize-as com freqüência, vc deve fazer algumas podas para que a planta continue viva por mais tempo.

      Excluir
    2. Oi Criscie, joguei no gogle "gosma branca no manjericao" e só veio a sua. Vc conseguiu resolver? nunca tinha visto isso. Do que se trata?
      Desde já agradeço,
      Amanda

      Excluir
  7. Por favor preciso de ajuda , meu majericao que cultivo com muito carinho está murchando folhas amarelando e no talo cheio dw bolinhas brancas e secando os talos, o que devo fazer, para ele reviver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, acredito que as bolinhas brancas sejam cochonilhas, para que eu tenha certeza me envie uma foto para (susanaemm@terra.com.br).
      O amarelecimento das folhas pode acontecer por vários motivos.
      Sugestão: Faça uma poda cortando as pontas mais compridas, não se preocupe que ele irá crescer novamente. Retire o que puder das bolinhas manualmente e depois aplique este inseticida natural:
      -200 g de sabão neutro, 1/2 L de óleo mineral, 1/2 L de água
      Derreter o sabão na água quente e depois misturar ao óleo mineral. Depois de pronto usar 200 mL da mistura em 20 L de água, pulverizar as plantas atacadas. Repitir a opereção após 15 dias.
      Lembre-se que está utilizando sabão, por isso não deverá consumir as folhas logo em seguida da aplicação. Quando utilizá-las lave bem.

      Excluir
  8. Amei o Blog! Obrigada pelas dicas.
    Acabei de exterminar a causa da manchas no meu manjericão. O inseto estava lá o tempo todo e eu achava ela botinha!! Tirei todas as folhas machadas matei o inseto, e fiz uma poda, vamos ver se vai pra frente. Eu já tinha deixado florescer muito! AS flores agora estão num vaso na minha mesa, está bem cheiroso aqui! bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mônica, bem-vinda!!! Obrigada pela visita! Boa sorte com seu manjericão!

      Excluir
  9. Ola Susana !!! Bom dia meu manjericão tb precisa de ajuda tem umas espécies de casquinhas ,bolinhas no cale e as folhas estão ficando gosmenta.vou tendar uma fotografia.

    ResponderExcluir
  10. Minhas ervas estão infestadas com um mosquitinho branco, já perdi a salvia não sei mais o que fazer.Eles colocam ovos embaixo das folhas e matam aos poucos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila,
      Procure no google imagens por cochonilha e verifique se a praga seria a mesma. Se for o caso, temos aqui no blog indicação de inseticida orgânico e caseiro....
      Abs

      Excluir
  11. Olá Susana! Como vai?
    Muito bom o seu blog, parabéns.
    Posso tirar algumas dúvidas? rs
    Ganhei um vaso com "7 ervas", entre elas o manjericão e o alecrim.
    No manjericão eu identifiquei a doença da larva, da qual falou acima. Porém há também pequenos pontos pretos (aparentemente soltos) que parecem se concentrar nas flores e vão contaminando as folhas mais altas e descendo... Seriam insetos? Noto também pequenos furos em algumas folhas altas.
    Já o meu alecrim apresenta manchas pequenas e claras e na terra há também um acúmulo de algo claro próximo ao caule. Como faço para combater isso?
    Muito obrigada! Abraços. Mariana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana,
      Quanto ao vaso sete ervas, a tendência é de que com o tempo apenas algumas das plantas sobrevivam, pois são 7 plantas que apresentam diferentes exigências quanto ao tipo de solo, enrolação, etc... o alecrim pode estar apresentando uma deficiência de nutrientes, recebendo pouca incidência solar, ou excesso de rega. Eu teria que ver uma foto....
      Abs

      Excluir
  12. Olá, Susana, obrigada pelas boas informações. Aproveito para tirar uma dúvida: meu manjericão está com insetinhos verdes pernudos, que deixam manchas nas folhas, mas não como essas. O que devo usar? Como higienizar depois, para consumo, as folhas tratadas? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juba, se possível mande uma foto destes insetos...
      Abs

      Excluir
  13. Oi Susana!
    muito lindo seu blog e sua dedicação de ajudar-nos a cuidar de nossas plantas. Eu moro em uma casa com quintal bem grande, embora em área urbana. Porém ele era praticamente todo cimentado, e nós estamos quebrando aos poucos e plantando. A única árvore mesmo que tinha era um jasmim manga, que sempre tem umas lagartas (coloridas de preto,verde e vermelho) que produzem um esterco que parece pimenta do reino. além das poucas coisas no solo, onde quebrei o cimento tirei o entulho e pus terra, como um pé de romá e uma roseira, tenho algumas ervas em vasos, um manjericão, tomilho e hortelã. e a Hortelã está com as folhas parecidas com essas da foto que vc mostrou do manjericão. É possível que seja a mesma coisa? O tratamento é o mesmo? Tenho várias outras dúvidas... mas vou parar por aqui! rs..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana, é possível sim, isso acontece. O tratamento é o mesmo.
      Estou à disposição para as outras dúvidas...
      Abs

      Excluir
  14. Bom dia! Meu manjericão estava com essas bolinhas pretas, tirei as folhas danificadas e coloquei na clara boia, que tem telha transparente. Ela está bem verdinha e não deram mais essas bolinhas pretas, mas tem aparecido manchinhas brancas, pequenas, em algumas folhas, como se tivesse desbotado. O que pode ser? Devo tirar essas folhas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna, essas manchinhas a que se refere podem ser sinais de deficiência de nutrientes. Tente fazer uma adubação que acredito que irá resolver. Pode ser feita com NPK 4-14-8 comprado em qualquer casa especializada, ou com outro adubo orgânico. Espero tê-la ajudado.
      Abs

      Excluir
  15. Oi, Susana! No solo de uma jardineira em que cultivei hortelã e depois manjericão apareceram umas bolinhas amareladas que, quando estouram, lançam um pozinho bem fininho e branco. Comecei a vasculhar a terra e tirei muitas do solo, de tamanhos variados. São ovos de pragas? Posso reutilizar essa terra para fazer outros plantios ou preciso descartá-la? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mag! Você pode me enviar uma foto no e-mail susanaemm@terra.com.br?
      De qualquer forma, uma forma de esterilizar a terra seria cobrir com um plástico escuro e deixar alguns dias ao sol. Abraço

      Excluir
  16. Olá, o meu manjericão esta com essas larvas... mas bem no começo eu arranquei as folhas contaminadas e comi algumas que não tinham nada!! Será que tem algum problema?? Agora fiquei com medo!! Obrigada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda, fique tranquila não tem problema algum, mesmo se tivesse consumido folhas contaminadas...são inofensivos para nós....

      Excluir
    2. Olá Amanda, fique tranquila não tem problema algum, mesmo se tivesse consumido folhas contaminadas...são inofensivos para nós....

      Excluir