quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Hibisco anão

Essa foi a flor que me chamou a atenção hoje quando eu observava o jardim de casa...um fato interessante é que ela atrai beija-flores que são atuam como agentes polinizadores no jardim.

Pra quem tem problema com espaço o Hibisco anão é uma boa opção pois pode ser plantado em um jardim pequeno e até mesmo em vasos. Existem diversas cores e variedades porém esta é uma das minhas preferidas.

As flores duram pouco tempo depois de abertas mas vale à pena!

Apesar de ser originária na China é muito conhecida como símbolo do Havaí, são flores grandes, cores intensas, destacam-se no jardim.

A propagação é fácil de ser feita através de estacas.

Pode ser usada como cerca viva.



O local em que está plantada recebe luz solar direta por aproximadamente 6 horas/dia, o solo é bem drenado (úmido porém não encharcado). Uma vez por mês é adubada com NPK 4-14-8.

Durante o inverno é realizada uma poda para que produza novos ramos considerando que as flores surgem nas pontas desses ramos.

Vale à pena ter no jardim!!! A maioria das ervas condimentares que cultivamos não apresentam flores que se destacam, por isso gosto de misturar com elas algumas flores variadas para alegrar ainda mais os canteiros e vasos.

9 comentários:

  1. Como se cultivar o Hibisco anão com adubos naturais?

    Grato

    Henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Henrique, para fazer uma adubação orgânica você pode utilizar compostagem (pode ser feita em casa ou comprada em casas especializadas), vou escrever um post falando sobre a produção de compostagem assim você poderá produzir a sua, caso ainda não produza.

      Outra dica é colocar no solo ao redor da planta casca de ovos trituradas ou cascas de batatas, porém a compostagem agirá de forma mais rápida pois já passou pelo processo de decomposição e os nutrientes já estão disponíveis para serem absorvidos pelas plantas.

      Se utilizar estercos como de galinha, gado...tome cuidado com o de galinha pois possui Nitrogênio em grande quantidade e se utilizado de forma exagerada a planta crescerá rapidamente porém de forma inadequada, ficará "esticada" mas sem vigor.

      Espero ter ajudado, qualquer outra dúvida estou por aqui!

      Excluir
  2. Muitos botões do meu hibisco anão estão caindo antes de florescer. O que está acontecendo?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, dois possíveis problemas seriam: ataque de formigas durante a noite e falta de rega. A planta apresenta algum outro sintoma?? Folhas cortadas, amareladas...??

      Excluir
  3. Susana, um dos meus hibiscos está ficando com as folhas amarelas e com pontinhos... estão murchas. O coitado ainda tem botões e estão abrindo, mas a planta está visivelmente estranha, pois tenho quatro vasos de hisbisco anão e os demais estão super viçosos. Poderia ser algum fungo? Você me ajudaria a resolver?
    grata!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Susana as minhas estão com folhas amareladas e com algumas folhas cortadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hellen, durante uma época do ano, é comum que o hibisco perca suas folhas, ou que elas fiquem amareladas, logo que começarem a surgir os primeiros brotos, é a hora de realizar ua boa adubação para que ela tenha energia para se renovar.

      Excluir
  6. Bom dia Susana as minhas estão com algumas folhas amareladas e cortadas. E alguns botões ficam sexo antes de abrir.

    ResponderExcluir