terça-feira, 2 de outubro de 2012

Melissa

Melissa (Melissa Officinalis)




Popularmente também é conhecida como Erva-cidreira, seu aroma lembra muito o do capim-cidreira. No que se refere ao sabor, apesar de lembrar muito também, é um pouco mais forte, uma delícia!!!













Dica de cultivo: Uma boa maneira de cultivá-la é em vasos e jardineiras lembrando que seus galhos crescem lateralmente, portanto deve-se deixar espaço nas laterais para que ela se desenvolva. É uma planta um pouco mais sensível. Em regiões mais quentes desenvolve-se melhor se plantada em local com meio período de sol e meio período de sombra. As mudas podem ser produzidas por estacas, utilizando ramos mais novos. Ao colher para uso, corte as pontas mais altas assim sua planta sempre terá novos brotos.





Culinária: Pode ser usada no preparo de saladas, peixes ou sopas, adicionando ao final do cozimento pois se submetida ao calor excessivo perderá grande parte de seu sabor característico. Ao adicioná-la o sabor que se obterá será semelhante ao limão. O chá de melissa também é delicioso, inclusive gelado para refrescar durante o verão, se misturado ao chá de flor-de-laranjeira fica ainda mais saboroso!

Pode ser batida com suco de maracujá, abacaxi ou limão, lembrando de coar antes de servir. O suco fica ainda mais refrescante e deve ser tomado imediatamente após o preparo.

*Para preparar um chá bem relaxante adicione ao chá já preparado uma colher de mel.

Banho relaxante: adicione 50 g de folhas de Melissa a 1 L de água e ferva, após 10 minutos em repouso adicione ao banho.

2 comentários:

  1. aprendi mais usos pra minha plantinha... vou experimentar!
    bjs
    denise

    ResponderExcluir