Nirá (Allium sp)
Está erva e uma delícia!!! Sou suspeita pois adoro alho...Mas além do sabor é uma delícia cultivá-la!
Apesar de parecer visualmente mais com uma "cebolinha" o sabor lembra muito o do alho, porém mais suave. As folhas podem ser utilizadas nos alimentos que usualmente se colocaria a ciboulette (ou cebolinha francesa, aquela cebolinha bem fininha muito usada em decoração de pratos nos restaurantes franceses), e os bulbos podem ser usados como alho (lembrando que o sabor é mais suave).
A foto que abaixo é de uma touceira que venho cultivndo há mais ou menos 3 anos, estava em um vaso com diâmetro de aproximadamente 40 cm por 30 cm de altura e recentemente transplantei para uma jardineira. É muito rústica, precisa de poucos cuidados, deve ficar em local que receba luz solar direta por pelo menos 4 horas por dia, e não há problema se receber o dia todo!
Para reproduzí-la, a forma mais fácil é por divisão de touceiras, basta separar uma touceira, cortas as folhas e replantar em outro local.
Culinária:
Um amigo, Chef Akira, que faz uma comida japonesa deliciosa, costuma fazer o Tempurá com nirá e fica uma delícia!!! Gosto muito de utilizá-la na manteiga temperada com ervas e para aromatizar vinagres e azeites.
De maneira geral, pode ser usada nos alimentos que aceitariam o sabor de alho mais suave.
Molho de requeijão com nirá
- 250 g de requeijão
- 250 g de iogurte
- 2 dentes de alho amassados
- 1/2 cebola (pequena) picada
- nirá picado
Misture tudo e tempere com sal e pimenta.
Pode ser usado para temperar saladas, batatas assadas, legumes, carnes assadas...
Nenhum comentário:
Postar um comentário