Resolvi escrever sobre a Larva mineira que ocorre com freqüência nas folhas de manjericão pois muitas pessoas me perguntam equivocadas se seria ataque de fungo.
Não, não é fungo!!!
Se abrirmos com cuidado estas manchas que aparecem nas folhas poderemos encontrar uma pequena larva, mas se já tiver alguma abertura mesmo que pequena, a larva já saiu da folha.
Quem ataca a planta são pragas da família Agromyzidae podendo variar a espécie estando entre elas Liriomyza huidobrensis Blanchard, a Liriomyza bryoniae Kaltenbach e a Liriomyza trifolii Burgess. Estas pragas também atacam outras culturas como a do tomateiro e outras plantas ornamentais.
Durante o estágio larval, os insetos se alimentam do parênquima das folhas, cavando galerias ao longo delas. O dano maior é a redução de superfície fotossintética. Além disso, ao abrir feridas na planta tornam mais susceptível à algumas doenças.
O adulto é uma pequena mosca que mede aproximadamente 2 mm de comprimento e seus ovos não são visíveis a olho nú.
Controle: existem caldas para controle dessas pragas porém no caso do majericão em que as folhas são as partes consumidas, aconselho apenas a retirada das folhas atacadas que devem ser esmagadas para matar as lagartas e descartadas em local distante da planta. A aplicação de caldas poderia alterar o sabor que a planta proporciona.
As plantas que ficam em locais menos ensolaradas têm sido mais atacadas.
Oratório e Porta incenso
Há 12 anos