quinta-feira, 15 de maio de 2014

Horta na caixa

Se você sempre teve vontade de ter uma horta mas não faz por falta de espaço, uma opção é a horta na caixa d'água!




A única exigência é que tenha um local que receba luz solar direta por pelo menos 4 horas por dia.

Já utilizei caixa com diversos tamanhos, inclusive esta também é uma opção interessante para idosos pois os mesmos não precisam ficar abaixando para trabalhar no canteiro. Além do que pode se tornar uma terapia!

O primeiro passo é fazer vários furos no fundo da caixa para ter uma boa drenagem.


Se for utilizar caixa de amianto, vale à pena passar na parte interna um impermeabilizante para evitar que libere resíduos no substrato.

Coloque no fundo cascalhos, restos de construção, pedriscos...para auxiliar na drenagem e também diminuir o volume necessário de substrato.


Por cima coloque uma camada fina de areia (também para auxiliar na drenagem).

Então complete com substrato. O substrato pode ser preparado de diferentes maneiras ou aduirido pronto em lojas especializadas. Aqui vai uma dica que pode ser usada:

- 1 medida de terra comum (pode ser retirada no próprio jardim)
- 1 medida de terra vegetal
- 1 medida de humus de minhoca
- 1 medida de areia 

Molhe bem o substrato depois de colocado na caixa. A tendência é diminuir um pouco o volume depois de molhado pois as partículas de acomodarão. 

* IMPORTANTE: Não se esqueça que depois de montada será muito difícil transferir a caixa para outro lugar, estará pesada, portanto já siga os passos no local definitivo.

Agora vamos nos divertir com mudinhas, sementes...

Lembre-se de que as mudas levarão tempos diferentes para se desenvolverem, por exemplo: no meio de mudas de alface plante mudinhas de couve pois as alfaces serão colhidas antes que as couves possam sombreá-las.
Para "brincar" com as mudas basta pensar no tamanho que atingirão quando adultas quanto tempo levará para isso acontecer.

Na caixa abaixo plantei: salsinha, cebolinha, sálvia, alface, couve, manjericão.





Também fica muito legal pintar a caixa por fora com latex!!!